Reunião do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia, Lisboa, 24 fevereiro 2012 (Foto: Walter Branco)
 
2012-02-24 às 12:59

SETOR PRIVADO TRAÇA MERCADOS-ALVO E CONDIÇÕES ESSENCIAIS PARA AUMENTAR EXPORTAÇÕES

Na primeira reunião do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE) os representantes do sector privado identificaram, perante o Governo, quais os mercados-alvo onde apostar, bem como o apoio político e diplomático de que necessitam para prosseguirem as respectivas estratégias de crescimento comercial.

O Conselho debateu também factores de melhoria das condições de competitividade das empresas portuguesas nos mercados externos, como o enquadramento fiscal, a simplificação administrativa, nomeadamente os licenciamentos, e as condições financeiras.

De acordo com o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, «o CEIE foi concebido como ponto de encontro privilegiado entre o Governo e as organizações empresariais, onde se abordarão reformas estruturais concebidas para apoiar a internacionalização da economia portuguesa. Assim se reforçará a competitividade do sector privado, impulsionando o crescimento económico».

O Primeiro-Ministro acrescentou que «o notável desempenho das exportações contribuiu, já em 2011, para uma significativa melhoria da balança de pagamentos, apesar de um contexto marcado pela crise das dívidas soberanas na zona euro».

Dada a «particular relevância» que os setores agro-alimentar e florestal têm para a internacionalização da economia portuguesa, o CEIE vai propor ao Governo o alargamento da sua composição, para integrar o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e a Confederação dos Agricultores de Portugal. No mesmo sentido, também a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal deverá estar presente no CEIE, por representar «sectores com elevado potencial de internacionalização».

Aprovado pelo Conselho de Ministros de 25 de outubro, o CEIE encontra-se na dependência direta do Primeiro-Ministro, tendo por missão «a avaliação das políticas públicas e das iniciativas privadas, e respetiva articulação, em matéria de internacionalização da economia portuguesa, da promoção e captação de investimento estrangeiro e de cooperação para o desenvolvimento».

Tags: internacionalização, exportação