Cooperação Portugal-Emiratos Árabes Unidos, 27 julho 2015
 
2015-07-27 às 18:39

EXPORTAÇÕES PARA OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS DUPLICARAM EM QUATRO ANOS

Nos últimos quatro anos, as exportações portuguesas para os Emirados Árabes Unidos duplicaram para 200 milhões de euros, enquanto o número de empresas a trabalhar no país aumentou de 450 para 750, referiu o Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas a propósito da segunda reunião da Comissão Bilateral Portugal-Emiratos Árabes Unidos, realizada em Lisboa, e na qual foram assinados vários acordos, destacando-se no turismo e aviação.

O Vice-Primeiro-Ministro referiu também que a companhia aérea dos Emirados (Emirates) vai aumentar de um para dois os voos diários Dubai-Lisboa, a partir do próximo ano em resposta ao crescente fluxo de passageiros entre os dois países – desde 2012 cerca de 500 mil passageiros viajaram de e para o Dubai a partir de Portugal.

«Só duplica o número de voos quem tem muita procura. E essa procura é feita nos dois sentidos: nós acreditamos em relações mutuamente confortáveis», afirmou Paulo Portas.

O Vice-Primeiro-Ministro destacou também «a posição dos Emirados muito relevante na manutenção da paz», afirmando que o Xeque Abdullah Bin Zayed Al Nhyan como um dos Ministros dos Negócios Estrangeiros «mais respeitados em todo o mundo».

Paulo Portas saudou a amizade entre os dois países com a oferta de uma camisola do clube de futebol Sport Lisboa e Benfica ao Ministro dos Negócios Estrangeiros árabe-emiradense, que desde esta época é patrocinado pela Emirates, com o nome Abdullah e o número um estampados nas costas: «As nossas equipas de futebol ajudam a aumentar a reputação de Portugal no mundo. Eu trabalho junto com todas elas, para mostrar um Portugal forte», disse o Vice-Primeiro-Ministro.

Na reunião da Comissão estiveram ainda presentes, pelo lado português, os Secretários de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, e da Saúde, Fernando Leal da Costa.

Tags: negócios estrangeiros, cooperação, médio oriente, diplomacia económica