Exportações, 27 novembro 2013
 
2013-11-27 às 10:39

«2013 SERÁ O MELHOR ANO DE SEMPRE DAS EXPORTAÇÕES»

As instituições internacionais «enganaram-se em 2012 e voltaram a enganar-se em 2013» pois «2012 foi o melhor ano de sempre das exportações e, surpresa das surpresas, 2013 voltará a ser o melhor ano de sempre das exportações portuguesas», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas.

E acrescentou: os resultados atingidos pelo País «dão uma lição de humildade àqueles que fazem previsões económicas e que olharam para as exportações portuguesas com grande ceticismo».

Estas declarações foram feitas na abertura da oitava edição do Portugal Exportador, que decorre no centro de congressos, em Lisboa.

«Em cinco anos, as exportações de Portugal passaram de 28% do Produto Interno Bruto (PIB) - correspondente a 31 mil milhões de vendas em valor - para 40% do PIB no ano passado - correspondente a 45 mil milhões de vendas», referiu ainda o Vice-Primeiro-Ministro.

Paulo Portas afirmou também que «este ano, Portugal alcançará os 41% do PIB ancorado nas exportações». «Tenho imenso orgulho nas empresas portuguesas que representam hoje um poderoso setor exportador para o nosso País», sublinhou.

E concluiu: «Em muito poucos anos, as exportações transformaram-se numa âncora muito mais decisiva da solidez da economia portuguesa».

Tags: exportação, crescimento, empresas