2015-10-16 às 18:36

TERESA MORAIS VISITA ÚNICO BANCO PRESIDIDO POR UMA MULHER

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade visitou o Banco Carregosa, no Porto, a convite da presidente do Conselho de Administração. Teresa Morais, que foi recebida pela Presidente e pela Comissão Executiva da instituição congratulou-se com a oportunidade de conhecer a única Presidente mulher de um Conselho de Administração de um banco.

A Secretária de Estado agradeceu o convite e sublinhou a importância de se incorporar uma perspectiva de maior equilíbrio entre homens e mulheres nos órgãos de administração das instituições financeiras em que, apesar dos objetivos apontados na nova legislação aprovada, a representação de mulheres é ainda muito baixa, oscilando entre os 0% e os 25% nos principais bancos do País.

Lembrando algumas das medidas realizadas no âmbito da promoção da igualdade de género no mercado de trabalho, designadamente sobre o maior equilíbrio entre homens e mulheres nos conselhos de administração das empresas, a Secretária de Estado citou os últimos dados da Comissão Europeia relativos à representatividade de mulheres nos Conselhos de Administração das maiores empresas cotadas, destacando a subida de dois pontos percentuais de Portugal de 2014 para 2015, sendo agora de 11%, «ainda assim muito abaixo da média da União Europeia».

A Secretária de Estado sublinhou que nesta matéria ainda há muito trabalho a fazer para se poder alcançar uma efetiva mudança «que é civilizacional na sociedade portuguesa!».

Tags: igualdade, banca