2015-10-15 às 17:59

GOVERNO ACOMPANHA SITUAÇÃO DO CIDADÃO PRESO EM ANGOLA

O Governo Português tem acompanhado a situação do cidadão Luaty Beirão «de perto e desde a primeira hora, particularmente tendo em conta os seus contornos humanitários», afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado. Este cidadão encontra-se preso em Angola, encontrando-se em greve de fome.

Este acompanhamento «tem sido feito de forma mais próxima através da Embaixada de Portugal em Luanda, a nível bilateral e em coordenação com a delegação da União Europeia na capital angolana e com as demais embaixadas dos Estados-membros da UE», e «ainda ontem os embaixadores da União Europeia em Luanda puderam manifestar preocupação pela condição de Luaty Beirão ao Ministro da Justiça de Angola, numa reunião especialmente dedicada a este assunto e na qual participou o Embaixador de Portugal».

O Ministério refere ainda que «mesmo antes de esta situação ter assumido contornos mediáticos, já as autoridades portuguesas – designadamente o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros – estavam em contacto com as autoridades angolanas e com familiares dos detidos, a pedido destes».

Tags: diplomacia, angola