«A homenagem que aqui prestamos às duas vidas que se perderam naquele trágico dia 27 de Julho de 1983 representa, com igual sentimento e veemência, uma homenagem a todas as vítimas do terrorismo internacional e uma profunda condenação dos seus métodos criminosos», afirmou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, na inauguração do memorial às vítimas do atentado terrorista que provocou a morte de um cidadão português e de uma cidadã turca.
A cerimónia decorreu junto à Embaixada da República da Turquia em Lisboa, onde ocorreu o ataque terrorista, e nela esteve também presente o homólogo turco de Rui Machete, Mevlüt Çavuşoğlu.
Lembrando que aqueles «foram tempos difíceis, que obrigaram a uma resposta firme e inflexível na defesa dos valores que defendemos», o Ministro sublinhou: «Perante o terrorismo, a defesa da democracia e da liberdade assumem uma redobrada importância, e é obrigação dos Estados livres assumirem a defesa dos seus valores e dos direitos humanos contra aqueles que os querem pôr em causa».
«Durante muitos anos, habituámo-nos a viver num mundo de paz e prosperidade coletiva. Infelizmente, […] nos dias que correm somos confrontados diariamente com imagens de horror que nos recordam as épocas mais sombrias da história da Humanidade», acrescentou.
Rui Machete afirmou ainda que, «nestes momentos, a determinação dos Estados não pode ser posta em causa», sendo necessário «unir-nos no combate ao terrorismo e às ideias que o sustentam».
«Portugal e a Turquia têm-se esforçado por mostrar ao mundo que cristãos, judeus, muçulmanos e pessoas de outros credos e religiões podem viver em paz e promover a amizade e o crescimento mútuo», referiu também o Ministro, exemplificando com a Aliança das Civilizações das Nações Unidas.
E concluiu: «Temos que trabalhar para a interdependência e a solidariedade global entre o Norte e o Sul, para que a Europa e as regiões que constituem a sua vizinhança - a Leste, no Médio Oriente e no Magrebe - possam prosperar enquanto Estados democráticos de direito em paz e harmonia».