Comunidade islâmica, 27 fevereiro 2015
 
2015-02-27 às 16:57

NA COMUNIDADE ISLÂMICA PORTUGUESA «EXISTE UM ESPÍRITO DE TOLERÂNCIA, LIBERDADE E RESPEITO FUNDAMENTAL»

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros visitou a mesquita central de Lisboa na companhia do presidente da comunidade islâmica, Abdul Karim Vakil, e do imã da mesquita, xeque David Munir. Rui Machete afirmou que a visita foi uma «tentativa de transmitir um sentimento de agradecimento e de admiração por esta comunidade, que convive em paz, em abertura, em tolerânica e preza os direitos fundamentais, cumprindo aquilo que é o essencial da religião muçulmana, tão pervertido e atraiçoado pelos extremismos terroristas».

O Ministro sublinhou que entre «a comunidade islâmica portuguesa, que é composta por pessoas que nasceram no País, em países de língua oficial portuguesa, ou em outros países, existe um espírito de tolerância, liberdade e respeito fundamental. Se houvesse o mesmo espírito noutros locais não veríamos as coisas terríveis que estão a acontecer na Síria, no Iraque e na Líbia».

O imã da mesquita central de Lisboa, xeque David Munir, afirmou que «a comunidade islâmica portuguesa tem qualidade» apesar da sua pequena dimensão -cerca de 50 mil pessoas. «Estamos a tentar transmitir o Islão e por isso as portas das mesquitas estão abertas e recebem visitas de escolas - cerca de oito mil estudantes por ano -, empresas, escuteiros, anónimos, para quebrar o gelo que possa haver».

«A maioria dos muçulmanos (da comunidade) são portugueses, estão integrados na sociedade, querem a paz e boa convivência. Aquele muçulmano ou cidadão que não esteja confortável num ambiente pacífico tem uma boa solução, emigra», acrescentou.

Tags: cidadania