Fórum Luso-Alemão, 10 março 2014
 
2014-03-10 às 13:13

«OS SUCESSOS DE PORTUGAL SÃO MUITO APRECIADOS NA ALEMANHA E OS ESFORÇOS DOS PORTUGUESES RESPEITADOS»

«Sei que os sucessos de Portugal são muito apreciados na Alemanha e que os esforços dos portugueses são aqui respeitados», afirmou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, no fórum Luso-Alemão, em Berlim, na Alemanha.

Acrescentando: «Sei que a imagem de Portugal e dos portugueses é muito boa na Alemanha e que, para isto, tem contribuído a nossa comunidade residente neste país, exemplo de boa integração na sociedade alemã», o Ministro sublinhou: «É uma comunidade de que nos orgulhamos».

Rui Machete referiu ainda que, «os que conhecem Portugal têm consciência do nosso empenho, do nosso trabalho e - sobretudo - da seriedade com que encaramos o momento presente».

«Aos que ainda não conhecem», o Ministro lançou o repto: «Venham conhecer Portugal. Temos o sol, o golfe e a praia que nos fazem ganhar os maiores prémios de turismo mundial».

«Mas deixem-se também surpreender por um País moderno, que aposta nas novas tecnologias e nas energias renováveis. Um País com uma política ativa a favor do ambiente e dos oceanos, com uma História e uma cultura milenares. E com uma localização de excelência e uma política competitiva de incentivo ao investimento».

Lembrando que «Portugal e a Alemanha partilham uma relação de excelência, alicerçada em sólidos laços de amizade», Rui Machete acrescentou que «a estreita concertação bilateral a nível político verifica-se também a nível económico e comercial», com a Alemanha a ocupar «um destacado segundo lugar, não só como destino das exportações portuguesas, mas igualmente como origem das nossas importações».

«Um dos factores que as empresas alemãs certamente valorizam cada vez mais, ao escolher Portugal como destino de investimento, é a possibilidade de beneficiar de uma plataforma de projeção para outros mercados», sublinhou o Ministro, afirmando que esta projeção «tem como vector a língua portuguesa - sobretudo para o acesso a importantes mercados lusófonos como o Brasil, Angola e Moçambique».

Rui Machete referiu ainda que «a posição geoestratégica de Portugal facilita um papel de relevo nas relações da União Europeia com África e com a América Latina, muito em especial no espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa». E «no plano mediterrânico, Portugal exerce atualmente a copresidência do fórum do Mediterrâneo Ocidental», estando agendado para maio o fórum empresarial e a reunião ministerial desta aliança.

«Nessa mesma visão prospetiva, olhamos para o mar como ativo estratégico para o futuro de Portugal e da Europa. Com uma das maiores zonas económicas exclusivas e plataformas continentais da Europa e do mundo, Portugal dispõe de uma localização privilegiada nos corredores marítimos de ligação entre três continentes - a Europa, a África e as Américas», acrescentou.

E concluiu: «Esta poderá ser uma motivação adicional à fixação de empresas alemãs em Portugal, seguindo exemplos de sucesso como o da Volkswagen».

Tags: economia, lusofonia, exportação, energia, cultura, crescimento, ambiente, inovação, empresas, competitividade, investimento, turismo