2013-09-18 às 16:21

«A RÁPIDA ADAPTAÇÃO AO MUNDO GLOBALIZADO É A ESSÊNCIA DOS DIPLOMATAS DO SÉCULO XXI»

«A rápida adaptação ao mundo globalizado é a essência dos diplomatas do século XXI», afirmou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, acrescentando que «é essencial adaptarmo-nos aos desafios atuais» pois «enquanto políticos, a noção de rapidez adquire um significado diferente». Estas declarações foram feitas numa receção oferecida pelo Ministro ao corpo diplomático no Palácio das Necessidades, em Lisboa. 

Referindo que «inauguramos hoje uma nova forma de estabelecer laços», Rui Machete, explicou que considerou «importante», no início do seu mandato, conhecer todo o corpo diplomático.

Lembrando que torna a este Ministério «depois de quase 40 anos», quando foi Secretário de Estado da Emigração (em 1975), o Ministro afirmou ainda: «O tempo passou rapidamente, mas posso assegurar-vos que, tanto a minha motivação, como o meu entusiasmo se mantêm mais fortes do que nunca».

«Os tempos são outros, mas igualmente desafiantes. Estamos num momento crucial, não só para Portugal e para a Europa, como para todo o mundo globalizado».

Elogiando a «capacidade extraordinária para interpretar os tempos de hoje» dos diplomatas, o Ministro afirmou que nesta profissão é importante não só «compreender novas dinâmicas e antecipar novos riscos, mas também antever as oportunidades».

E concluiu: «Espero aprender convosco, através da vossa experiência no estrangeiro, novas formas de lidar com as questões da atualidade e com os novos desafios».

Tags: diplomacia