Privatização da CP Carga, 21 setembro 2015
 
2015-09-21 às 18:42

ASSINATURA DO ACORDO DE VENDA DA CP CARGA

A Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o Ministro da Economia, António Pires de Lima, presidiram à cerimónia de assinatura do acordo de venda da CP Carga Logística e Transportes Ferroviários de Mercadorias, com o proponente selecionado, Mediterranean Shipping Company Rail (Portugal) Operadores Ferroviários.

Este processo foi decidido a 23 de julho em Conselho de Ministros que aprovou a seleção da Mediterranean Shipping Company Rail . como o comprador das ações representativas de 95% do capital social da CP Carga detidas pela CP, as quais constituem objeto da venda direta de referência no âmbito do processo de reprivatização da empresa, atendendo ao mérito da respetiva proposta.

Os restantes 5% do capital da CP Carga estão reservados a trabalhadores, nos termos das condições da privatização.

O Governo congratula-se com conclusão de um processo que visa dotar a CP Carga das condições necessárias para se desenvolver através do investimento privado como forma de criar maiores sinergias e níveis de eficiência. Ficam assim estabelecidas condições para o crescimento da empresa, estando assegurada a manutenção da sede da empresa em Portugal pelo menos por 10 anos.

O projeto estratégico da empresa inclui ainda um plano de internacionalização e uma forte componente de capitalização que irá permitir criar as melhores condições para a prossecução da atividade futura do operador ferroviário.

Tags: privatização, transportes