União Europeia, 31 julho 2015
 
2015-07-31 às 19:54

MINISTRA DE ESTADO E DAS FINANÇAS E MINISTRO DA ECONOMIA DE ESPANHA DISCUTEM SITUAÇÃO EUROPEIA

A Ministra de Estado e das Finanças de Portugal, Maria Luís Albuquerque, recebeu em Lisboa o Ministro da Economia e Competitividade de Espanha, Luís de Guindos, no âmbito dos encontros regulares entre os membros do Eurogrupo. A boa relação existente entre os dois países permite a ambos partilhar uma visão comum em muitas áreas, designadamente no âmbito da União Europeia.

Na reunião foram debatidas diversas questões de grande importância para a Área do Euro, nomeadamente a situação na Grécia após a decisão de início das negociações para um terceiro programa.

Os Ministros discutiram ainda a necessidade de reforçar o quadro europeu de governação económica e de aprofundar o processo da União Económica e Monetária através de uma maior integração. Nos próximos anos, os esforços para fortalecer o mercado interno europeu, incluindo a criação de um verdadeiro mercado único financeiro, devem ser uma prioridade. Estes esforços devem ser acompanhados de um maior empenho nas reformas estruturais ao nível da UE, com base nas melhores práticas e numa abordagem coordenada.

Nos últimos anos, Portugal e Espanha implementaram programas de reforma ambiciosos que foram bem acolhidos pelo Eurogrupo. Estas reformas estão a produzir bons resultados e tais esforços poderão conduzir a efeitos ainda mais positivos se forem coordenados a nível europeu. As reformas para fomentar a competitividade, o crescimento económico e o emprego devem constituir a principal
prioridade.

Tags: união europeia, finanças, economia, espanha