Portugal 2020, 9 julho 2015
 
2015-07-09 às 20:12

BEI EMPRESTA 750 MILHÕES DE EUROS PARA FACILITAR EXECUÇÃO DO PORTUGAL 2020

«Cerca de 40% dos fundos comunitários Portugal 2020 destinam-se ao reforço da competitividade das empresas», afirmou a Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, na assinatura do memorando de entendimento entre Portugal e o Banco Europeu de Investimento, que decorreu em Lisboa, e teve como objetivo oficializar um empréstimo de até 750 milhões de euros, no âmbito do Portugal 2020. Nesta cerimónia esteve também presente o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

A Ministra sublinhou que «no atual período de programação, o acesso aos fundos comunitários será mais competitivo, com prazos mais rígidos para a realização de investimentos e com uma maior monitorização dos resultados alcançados».

«Até 2020, Portugal receberá cerca de 25 mil milhões de euros de fundos europeus, sendo estes um instrumento essencial de apoio ao desenvolvimento do País. Neste processo, a banca desempenhará um papel importante, servindo de interlocutor entre o Estado e as empresas», referiu ainda Maria Luís Albuquerque.

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional afirmou que «o memorando que assinamos hoje visa constituir a base para o apoio que o Banco Europeu de Investimento vai oferecer, no sentido de facilitar - por parte do Estado Português - a sua contrapartida nacional, no domínio da execução do próximo quadro de fundos europeus Portugal 2020».

Reafirmando que «o próprio financiamento de cada projeto concreto variará consoante os resultados do mesmo», Miguel Poiares Maduro realçou que os próximos fundos comunitários se focam «no reforço da competitividade e na internacionalização da economia». «Outra grande aposta é a inclusão social e o emprego, porque Portugal é ainda um país com pouca mobilidade social», concluiu.

Tags: emprego, empresas, competitividade, inclusão social, fundos europeus, portugal 2020