Código Fiscal do Investimento, 18 setembro 2014
 
2014-09-18 às 16:53

NOVO CÓDIGO FISCAL PRETENDE DUPLICAR INVESTIMENTO NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS

O Conselho de Ministros aprovou um novo Código Fiscal do Investimento e procedeu à revisão dos regimes de benefícios fiscais ao investimento produtivo, e da respetiva regulamentação. O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, referiu que este novo Código, «que surge no âmbito da estrategia de promoção do investimento, da competitividade e do emprego, pretende reforçar condições de novos investimentos, na sequência da reforma do IRC».

Os principais objetivos são «intensificar apoio ao investimento produtivo, favorecer o crescimento económico sustentável, promover a criação de emprego ecriar condições para reforço da estrutura de capitais próprios sobretudo das PME», referiu o Secretário de Estado, acrescentando que o Código Fiscal do Investimento é «adaptado ao novo quadro legislativo europeu aplicável aos auxílios estatais para o período 2014-2020».

Para isto reforçam-se os diversos regimes de benefícios fiscais de apoio ao investimento produtivo, nomeadamente em áreas do interior e que promovam manutenção e criação de empregos. Dois regimes fortemente melhorados:

  • regime dos incentivos fiscais contratuais para investimento - as empresas passam a ter um crédito fiscal em IRC até 25% do investimento, sendo que os investimento nas zonas interiores mais desfavorecidas têm uma majoração no incentivo fiscal de 10%, os de criação de empregos têm uma majoração de 8%, e os de inovação tecnológica e proteção do ambiente têm uma majoração de 6%.
  • regime fiscal de apoio ao investimento - as empresas têm um credito fiscal em IRC até 25% para investimento até cinco milhões de euros e de 10% para investimentos superiores a cinco milhões de euros; no caso das novas empresas, o investimento realizado nos três primeiros anos pode ser deduzido até à totalidade do IRC, ou, se não tiveram lucros nos três primeiros anos, podem deduzir o investimento no IRC dos dez anos seguintes.

O Secretário de Estado referiu ainda que «nos últimos três anos, os três regimes de incentivos incluídos no Código Fiscal do Investimento, permitiram que mais de 220 empresas investissem 1,7 mil milhões de euros em investimento produtivo, investigação e desenvolvimento, sendo objetivo do Governo duplicar esse  investimento nos próximos três anos».

Na apresentação esteve também presente o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitiviade, Pedro Gonçalves.

Tags: investimento, Interior, inovação, emprego, indústria, fisco