2015-10-14 às 14:32

PROGRAMA + SUPERIOR RECEBEU 2308 CANDIDATURAS

Concluído o prazo de candidatura ao Programa + Superior, o Ministério da Educação e Ciência informa que, para o ano letivo 2015-2016 se candidataram a este programa 2308 estudantes.

Foi ainda autorizada a renovação das bolsas de mobilidade atribuídas no ano letivo 2014-2015 para o ano letivo 2015-2016, representando esta um investimento máximo total de 1 486 500 euros.

O Programa + Superior tem como objetivo atrair candidatos para 11 Instituições de Ensino Superior situadas em regiões do país com menor pressão demográfica,  atribuindo uma bolsa de mobilidade no valor de 1500 euros anuais. Contribui-se, deste modo, para a coesão territorial e para a fixação de jovens qualificados no interior do País. 

As Instituições de Ensino Superior selecionadas para o + Superior são a Universidade da Beira Interior, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Portalegre,  Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Coimbra. 

Reconhece-se assim o contributo crucial destas instituições no desenvolvimento regional do país, incentivando a fixação de mão de obra qualificada, a articulação entre o Ensino Superior e a economia local, criando condições para a inserção futura destes jovens no mercado de trabalho e, preferencialmente, no tecido empresarial da região onde estudaram, utilizando melhor a capacidade educativa instalada.

São elegíveis para o programa + Superior todos os estudantes inscritos no Ensino Superior, na sequência de uma colocação na 1.ª, na 2.ª ou na 3.ª fases do Concurso Nacional de Acesso de 2014, num ciclo de estudos de uma das instituições referidas e que,  sendo de nacionalidade portuguesa ou de um Estado membro da União Europeia e com residência habitual em Portugal, não provenham de um concelho de uma das NUTS III referidas na seguinte tabela:

 

Instituição de Ensino Superior

NUTS II

NUTS III

Bolsas

Universidade da Beira Interior

Centro

Cova da Beira

78

Universidade de Évora

Alentejo

Alentejo Central

75

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Norte

Douro

120

Instituto Politécnico de Beja

Alentejo

Baixo Alentejo

75

Instituto Politécnico de Bragança

Norte

Alto Trás-os-Montes

100

Instituto Politécnico de Castelo Branco

Centro

Beira Interior Sul

78

Instituto Politécnico da Guarda

Centro

Beira Interior Norte

78

Serra da Estrela

Instituto Politécnico de Portalegre

Alentejo

Alto Alentejo

75

Instituto Politécnico de Santarém

Alentejo

Lezíria do Tejo

75

Instituto Politécnico de Tomar

Centro

Médio Tejo

78

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Norte

Minho-Lima

100

Instituto Politécnico de Viseu

Centro

Dão-Lafões

78

Instituto Politécnico de Coimbra

Centro

Baixo-Mondego

10

 

1020

Os candidatos matriculados e inscritos em cada par instituição/ciclo de estudos são seriados pela ordem decrescente da nota de candidatura que foi utilizada para a sua colocação nesse par.

Mais se informa que, tendo também terminado o prazo de apresentação de candidaturas ao programa Retomar, se candidataram a este programa 455 estudantes.

Este programa destina-se a apoiar financeiramente o reingresso de estudantes que abandonaram os estudos superiores antes da conclusão dos mesmos.

São elegíveis jovens com menos de 30 anos que tenham saído do sistema educativo e formativo e que estejam desempregados há mais de 4 meses. A bolsa atribuída no âmbito deste Programa tem o valor de 1200 euros anuais, acrescidos de 300 euros anuais pagos à instituição de ensino superior para concretizar um plano de acompanhamento do estudante.

Trata-se do primeiro programa de combate ao abandono escolar no ensino superior criado em Portugal.

Tags: ensino superior, abandono escolar