2015-01-15 às 16:03

AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR INTEGRA REGISTO EUROPEU DE GARANTIA DA QUALIDADE

O Ministério da Educação e Ciência saúda a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por ter integrado o Registo Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior (European Quality Assurance Register for Higher Education, EQAR), um registo europeu que congrega 37 agências de acreditação de 18 países, certificando padrões de qualidade.

Esta certificação terá efeito até junho de 2019, altura em que a agência se submeterá a novo processo de certificação para continuar a integrar este registo.

A missão da A3ES, entidade independente no exercício das suas competências consiste em garantir a qualidade do ensino superior em Portugal através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção do País no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior.

O EQAR foi fundado em 2008 pela Associação das Universidades Europeias, Associação Europeia para a Qualidade no Ensino Superior, União Europeia de Estudantes, e Associação Europeia de Instituições do Ensino Superior. O registo surgiu como resposta ao apelo dos Ministros da Educação pela promoção da qualidade do ensino superior na Europa e mobilidade de estudantes, sendo o primeiro organismo a ser criado no processo de Bolonha.

Tags: união europeia, ensino superior