Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, durante a conferência de imprensa sobre a contratação e vinculação de professores, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, 17 janeiro 2014 (Foto: Mário Cruz /Lusa)
 
2014-01-17 às 15:26

NOVO CONCURSO DE VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE PROFESSORES

«O  Governo decidiu um conjunto de medidas no sentido da estabilização dos quadros docentes da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e Secundário», afirmou o Ministro da Educação e Ciência em conferência de imprensa sobre vinculação de professores. Nuno Crato acrscentou que «os professores, a sua formação, a sua experiência, o seu profissionalismo, dedicação e estabilidade do corpo docente, constituem um dos factores principais, se não o factor decisivo, para o sucesso do sistema educativo, isto é, para o progresso dos alunos. Daí a importância destas medidas».

«Na continuidade da política de vinculação dos professores contratados iniciada o ano passado pelo Ministério de Educação e Ciência, será este ano realizado o segundo concurso de vinculação extraordinária de professores aos quadros. Neste concurso, serão abertas vagas que correspondem a necessidades permanentes do sistema, isto é, necessidades de médio e longo prazo. Através do concurso serão admitidos nos quadros de zona pedagógica os professores mais bem colocados, em função da sua experiência e avaliação, tal como é habitual», afirmou.

O Ministro referiu que «se se verificar necessário, será no ano seguinte realizado novo concurso de vinculação extraordinária, prosseguindo este processo de admissão aos quadros dos professores mais experientes e mais necessários».

Nuno Crato explicou que «o nosso sistema de ensino conta com professores em quadros de escola, de agrupamento e de zona pedagógica. Conta ainda com professores contratados, uns anualmente para horários completos, outros por períodos mais curtos, para horários parciais, resultantes de baixas por doença, mobilidade de professores do quadro, ou outros motivos. Será sempre necessário um quadro de professores estável e será sempre necessário proceder a contratações adicionais, para situações transitórias, para horários parciais».

O Ministro afirmou que «o que pretendemos, ao prosseguir estas medidas de vinculação extraordinária, é evitar que o que constitui necessidades permanentes do sistema ou, talvez melhor, necessidades estruturais de médio e longo prazo, seja resolvido por contratação precária indefinidamente repetida».

«Essa preocupação foi transmitida sucessivamente a este ministério e a diversas equipas ministeriais anteriores por professores, por seus representantes, pelas organizações sindicais e por vários elementos da sociedade civil. Tivemos em conta todas essas preocupações. Tivemos em conta a posição que nos foi transmitida pela Comissão Europeia, com quem trabalhamos há tempo nestas matérias, tivemos em conta as recentes tomadas de posição do Senhor Provedor de Justiça», acrescentou.

«Podemos ultrapassar definitivamente esta situação. E podemos fazê-lo porque trabalhámos, desde o início desta legislatura, para criar as condições necessárias a essa resolução. E fizemo-lo num contexto de aumento da escolaridade obrigatória e de reforço do ensino profissionalizante, mas também de diminuição dramática da natalidade».

Nuno Crato recordou que «Concluímos, no essencial, o processo de agregação de escolas, permitindo uma utilização mais racional dos recursos das escolas; Reorganizámos os quadros de zona pedagógica, permitindo uma melhor satisfação das necessidades com os recursos existentes; Ajustámos os quadros das escolas e agrupamentos através dos concursos nacionais ocorridos em 2013 - concurso quadrienal interno e externo, concurso de mobilidade interna; Promovemos a possibilidade de rescisões por mútuo acordo e desbloqueámos as aposentações dos últimos meses».

«Em todas estas e em outras medidas legislativas e administrativas, tivemos sempre em conta, além do interesse na estabilização do quadro de professores, as necessidades reais do sistema. O ajustamento a essas necessidades foi e é de extrema importância, pois trata-se de recursos públicos, com financiamento público que o contribuinte nos confia».

«Após todo o processo de vinculação extraordinária, estamos convictos de que, no essencial, estarão integrados nos quadros os professores mais experientes, que têm sido colocados em sucessivos contratos anuais e completos, satisfazendo pois necessidades do sistema», afirmou, acrescentando que «queremos resolver em definitivo esta situação. Iremos rever a legislação, para que, ainda nesta legislatura, não se possam manter sucessivas contratações para horários anuais e completos sem ingresso nos quadros», referiu o Ministro.

Nuno Crato referiu que «em linha com o que se passa na atual lei geral, professores com quem sejam celebrados contratos anuais e completos a partir de 2015 após cinco anos sucessivos neste tipo de contratos terão ingresso nos quadros de zona pedagógica no concurso em que seja feita a sua contratação».

«Apraz-nos registar que, através destas medidas, esta equipa ministerial conseguirá, ainda nesta legislatura, e sempre respeitando a necessária boa utilização dos recursos públicos, ultrapassar um problema que se tem prolongado através de décadas. Iremos fazê-lo em diálogo com os nossos parceiros e em breve promoveremos as necessárias consultas sindicais».

«Sabemos que a estabilização dos quadros, dignificando os professores portugueses, contribuirá para o sucesso do nosso ensino, ou seja, para a melhor qualificação e formação dos nossos jovens», concluiu o Ministro.

Tags: educação, escolas, professores