Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, intervém no lançamento do programa «Engenharia made in Portugal» Lisboa, 8 janeiro 2013 (Foto: Rodrigo Gatinho)
 
2013-01-08 às 17:40

GOVERNO UNE-SE À SIEMENS PARA PROMOVER ENGENHARIA MADE IN PORTUGAL

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e o Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, assinaram um protocolo com a Siemens, Siemens PLM e a Cadflow para a promoção do estudo da engenharia em Portugal.

O projeto materializado neste protocolo - Engenharia made in Portugal -, pretende estimular os alunos do ensino básico ao superior a realizarem a sua formação académica na área da engenharia. Inclui a disponibilização gratuita às escolas do ensino básico e secundário e às instituições de ensino superior de software e hardware de automação, bem como formação de docentes para a utilização de programas e equipamentos.

Para alunos do Ensino Superior e do Ensino Profissional, o projeto Engenharia made in Portugal prevê a possibilidade de realização de estágios na Siemens Portugal.

O projeto made in Portugal, a executar já no corrente ano letivo, tem como objetivo fomentar o crescimento da procura das vias de ensino secundário que permitam a continuação de estudos superiores na área das engenharias, cimentando o crescimento da formação nestas áreas definidas como estratégicas pelo Governo português.

Na estratégia já definida pelo Governo, o apoio à formação superior na área das engenharias e o ensino profissional de cariz tecnológico são uma aposta fundamental no contexto atual. A estreita colaboração com o tecido empresarial, por via de parcerias para a formação e estágios profissionais, entre outras, servem estes objetivos.

O Ministro Nuno Crato aproveitou a ocasião para defender a importância que tem a aposta no ensino geral, mas também na formação técnico-profissional, para aumentar a qualificação dos portugueses, a sua empregabilidade e assim relançar a economia nacional.

«É estrategicamente fundamental que as empresas se envolvam na educação», vincou Nuno Crato, considerando que o acordo hoje assinado é um «exemplo a seguir» e um «passo certo», no que diz respeito ao envolvimento das empresas com a educação, em Portugal.

Engenharia made in Portugal Tags: educação, economia, emprego, indústria, ensino profissional