2015-07-02 às 16:39

EXERCÍCIO MILITAR DA NATO VAI TESTAR CAPACIDADE DE RESPOSTA NO FLANCO SUL

Seis mil militares portugueses vão participar num exercício da NATO que decorre entre 3 de outubro e 6 de novembro em Portugal, Espanha e Itália, anunciou o Ministro da Defesa Nacional na conferência de imprensa no Comando Conjunto para as Operações Militares da NATO em que apresentou o exercício Trident Juncture, em Oeiras. O exercício vai envolver, nos três países, 30 mil soldados de 30 nacionalidades diferentes, sendo um dos maiores da Aliança.

«O objetivo principal do exercício é garantir a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projetar e sustentar forças e meios atribuídos em qualquer região do globo», afirmou José Pedro Aguiar-Branco. Em termos militares trata-se de explorar e potenciar todas as oportunidades de treino para a componente operacional do sistema de forças no âmbito naval, terrestre e aéreo num ambiente multinacional e de grande exigência.

O Ministro disse que «através de exercícios como o Trident Juncture a NATO providencia mais valor aos Estados-membros num compromisso mais forte na defesa nacional», acrescentando que «o cenário do exercício demonstra uma natureza defensiva das atividades da Aliança e a capacidade para ajustar esta postura quando for necessário».

O exercício constitui «uma excelente oportunidade para reforçar a reputação e a visibilidade de Portugal a nível internacional, permite simultaneamente demonstrar o comprometimento e empenhamento de Portugal na Aliança Atlântica como nação coprodutora de segurança», sendo também um «enorme desafio, que implica um esforço nacional que ultrapassa o Ministério da Defesa», incluíndo também os Ministérios das Finanças, dos Negócios Estrangeiros, da Administração Interna, da Saúde, da Justiça, da Economia e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Além dos militares que participam diretamente no exercício (940 integrados na Força de Reação da NATO 2016 e 2220 nos meios complementares), Portugal disponibilizará ainda mais 3000 militares que funcionarão como forças de apoio, totalizando em cerca de 6000 os efetivos portugueses envolvidos neste exercício.

Em Portugal, o exercício militar vai decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida (Constância), Setúbal (incluíndo Tróia) e mobilizará mais de 10 mil efetivos de 14 países participantes.

O exercício divide-se em duas partes, o exercício de postos de comando, que decorre entre 3 e 16 de outubro, e o exercício com forças no terreno , entre 21 de outubro e 6 de novembro.

Tags: defesa nacional, Forças Armadas, nato