2015-09-10 às 11:38

PORTUGAL VENDE PELA PRIMEIRA VEZ BOVINOS PARA ISRAEL

A primeira exportação de bovinos vivos de Portugal para Israel realiza-se no dia 11 através do porto de Sines. Esta primeira remessa decorre da recente abertura de mercado deste país, fruto da política de internacionalização do agroalimentar. O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, acompanha o embarque dos animais.

O envio de cerca de 3700 animais vivos, com pesos que variam entre os 200 kgs e 600 kgs, num total de aproximadamente 1400 toneladas, representa um negócio de quatro milhões de euros. Para 15 de novembro está agendado o embarque de mais 4500 animais, que serão abatidos em Israel, de acordo com as normas religiosas adequadas.

Todos os animais passaram pelo mais rigoroso protocolo sanitário, tendo estes sido adquiridos pela maior empresa no sector alimentar em Israel, a qual, representando 70% do mercado do país, encara Portugal como uma origem de animais vivos da melhor qualidade.

O facto de Portugal estar agora autorizado a exportar diretamente estes animais reveste-se de enorme importância, uma vez que esta exportação era feita, até agora, por via marítima através de Espanha, com perdas de rendimento para os agricultores portugueses e a economia nacional.

Tags: exportação, pecuária