2015-09-01 às 10:56

ASSUNÇÃO CRISTAS AFIRMA IMPORTÂNCIA DE USO EFICIENTE DA ÁGUA NA AGRICULTURA

A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, afirmou a importância do uso eficiente da água e da procura de tecnologia que ajude à sua utilização criteriosa, como a que está a ser aplicada no campo de experimentação que visitou em Coruche.

Para a Ministra a água é o tema «porventura, mais importante das políticas públicas», nomeadamente devido às alterações climáticas e pela sua importância para a realização de investimentos agrícolas altamente produtivos, referindo os investimentos no regadio no Alqueva, no vale do Mondego ou na Cova da Beira, entre outros, nos quais a água assume importância «crítica e transformadora».

Assunção Cristas visitou o campo de experimentação de Coruche para mostrar a evolução da cultura de milho desenvolvida no âmbito do projeto Sanimilho, a vigorar por oito anos na sequência do protocolo de colaboração assinado em 2013 entre o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, e que está no seu segundo ano.

A aprovação do projeto, em fevereiro de 2014, pelo Programa de Desenvolvimento Rural permitiu a instalação, primeiro, de um pivot e, este ano, de um sistema de rega gota-a-gota enterrado a 35 centímetros da superfície, uma solução que a Ministra saudou por contribuir para tornar mais eficiente o uso da água na agricultura.

O setor do milho é «um caso de sucesso», afirmou Assunção Cristas, acrescentando que, apesar de a sua produção não apresentar problemas o Ministério continuou a investir na investigação e na inovação para «continuar a melhorar cada vez mais».

Tags: agricultura, água, alterações climáticas