2015-08-11 às 18:30

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA VAI ANTECIPAR PAGAMENTO DAS AJUDAS LIGADAS AO TOMATE E ARROZ JÁ EM OUTUBRO

O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) vai antecipar os pagamentos das ajudas ligadas ao tomate e arroz já em Outubro. Estes pagamentos, de 240 euros/ha para o tomate e 194 euros/ha para o arroz, serão antecipados em dois meses.

Estes adiantamentos, vêm no seguimento da antecipação já anunciada aos pagamentos ligados para o leite, bem como para as vacas aleitantes e ovinos e caprinos.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque: «trata-se de uma boa notícia, no ano de implementação da nova reforma da PAC. Foi um ano atípico, com muitas mudanças na PAC e com dificuldades que um primeiro ano de reforma sempre traz. Sabíamos que apesar do atraso nas regras comunitárias, se conseguíssemos abrir candidaturas cedo, poderíamos iniciar os controlos mais cedo e tirar os respectivos dividendos dessa aposta. O facto de termos sido dos primeiros países a abrir as candidaturas vai permitir o adiantamento de todos os Pagamentos Ligados e estamos a envidar todos os esforços para que, na medida do possível, assim os controlos o permitam, mais apoios sejam antecipados ou veiculados o mais atempadamente possível».

O IFAP irá publicitar brevemente no seu site, o calendário de pagamentos das medidas PU 2015.

Tags: agricultura