«O País está preparado, tem uma Estratégia Nacional do Mar, uma arquitetura legislativa com uma lei pioneira no mundo, e fundos comunitários para ajudar a este desenvolvimento», afirmou a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, na apresentação do Documento Estratégico para o Mar da região autónoma da Madeira, no Funchal.
Sublinhando que, «de facto, já estamos a fazer muito e a cumprir ativamente os objetivos traçados na nossa Estratégia Nacional do Mar», a Ministra lembrou que, «quando o plano foi aprovado, em 2013, a economia azul representava apenas 2,7% do PIB» e presentemente representa mais de 3%.
«Entretanto, reforçámos a nossa posição como ator internacional, cada vez mais ativo neste setor, sendo a realização da primeira edição da Semana Azul em Lisboa, de 3 a 6 de julho - e que inclui uma reunião internacional de Ministros e responsáveis de governos pela área do mar - um exemplo disto mesmo», acrescentou Assunção Cristas.
A Ministra referiu ainda que «Portugal tem tudo para ser uma nação liderante no mar, sendo ambição do Governo alargar os direitos de soberania sobre a plataforma continental, o que fará com que o País seja 42 vezes maior em oceano do que em terra». «Esta questão deverá começar a ser tratada, a nível das Nações Unidas, ainda este ano, embora a decisão final se prolongue por cerca de três anos», concluiu.