Floresta, 24 março 2015
 
2015-03-24 às 17:56

GOVERNO CRIA 20 NOVAS EQUIPAS DE SAPADORES FLORESTAIS

A Ministra da Agricultura e do Mar afirmou que «temos 278 equipas de sapadores florestais, mas gostaríamos de ter mais e estamos a preparar condições para lançar o concurso para mais 20 equipas, para ir repondo as que foram decaindo com o tempo». Assunção Cristas acrescentou que «estamos também a preparar-nos para adquirir mais 59 novas viaturas».

A Ministra, que esteve em Viseu na cerimónia de entrega de equipamentos de proteção individual para as 107 equipas de sapadores profissionais do centro, referiu que foi feito o levantamento de prioridades e «as primeiras 21 viaturas foram entregues em dezembro, para algumas equipas que tinham perdido as suas viaturas, nomeadamente em incêndios ou porque estavam já muito estragadas». Nesta segunda leva de aquisições, serão 59 viaturas e, naturalmente, «a prioridade é dada a quem está numa situação de maior necessidade», através da utilização de «mais uma disponibilidade do fundo florestal de permanência de cerca de 6 milhões de euros».

Assunção Cristas sublinhou que «esta é a primeira vez que algumas equipas são reequipadas desde a sua constituição», e acrescentou que estando o País a voltar a uma normalidade do ponto de vista financeiro, «queremos que não se chegue a situações tão difíceis de degradação dos equipamentos e que se possam ir renovando periodicamente, numa base anual».

A Ministra sublinhou que ainda é cedo para avançar uma data, mas que o mais importante é ter-se regressado «a um período mais regular para se fazer o reequipamento» e acrescentou que os «procedimentos são muito longos» no entanto «temos já a experiência do ano passado e esperamos poder fazer, este ano, um bocadinho mais rápido, mas ainda é cedo dizer quando poderemos fazer as entregas».

Os sapadores florestais são altamente especializados e adequadamente equipados para prevenção, 1.ª intervenção e apoio ao combate a fogos florestais.

Tags: floresta, incendios