«A plantação de árvores é uma fonte de benefícios para a sociedade, não só do ponto de vista económico, mas também do ambiente», afirmou a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, exemplificando com o sequestro de oxigénio e à filtração de água. Estas declarações foram feitas em Vale de Cambra durante a participação numa ação de reflorestação promovida pela edilidade.
Lembrando que o seu Ministério «tem reservados 550 milhões de euros para ações nesta área, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020)», a Ministra apelou aos pequenos proprietários «que estabeleçam parcerias entre si, no sentido de defenderem a floresta em conjunto».
«É importante canalizar verbas para isto. A intenção do Governo é, também, diversificar aquilo que se retira das florestas para efeitos de comercialização, porque a sua riqueza não é apenas a madeira, mas também o mel, as plantas, as ervas», acrescentou Assunção Cristas.
Referindo que «diversas entidades nacionais estão já a executar operações de manutenção nos terrenos florestais, na habitual estratégia de prevenção da época de incêndios», a Ministra concluiu: «Temos, aliás, verbas e fundos para apoiar estas atividades, e muitas delas são financiadas a 100%».