A Ministra da Agricultura e do Mar anunciou que os mercados da Colômbia e do México vão ser abertos à fruta portuguesa nas próximas semanas, em resultado do esforço diplomático feito pelo Governo. Assunção Cristas, que acompanhou a visita do Vice-Primeiro-Ministro à maior feira mundial de frutos, legumes e flores, em Berlim, destacou a aberura para a pêra rocha.
A Ministra afirmou que «está a ser concluído um intenso processo negocial» de levantametno das proteções fitossanitárias, que implicou a articulação dos serviços técnicos e administrativos do Estado e envolveu esforços políticos e diplomáticos. Trata-se de mercados significativos, uma vezs que a Colômbia tem 47 milhões de habitantes e o México tem 118 milhões, com hábitos de consumo de frutas e legumes.
Assunção Cristas afirmou também que Portugal deve «aproveitar mercados mais fáceis que já estão abertos dentro do espaço europeu», apontando como exemplo de país onde os produtos portugueses podem ter maior penetração a Alemanha, que já é o oitavo mercado da exportação de frutas e legumes, representando 3% do total exportado e cerca de 20 milhões de euros, sendo os produtos preferidos dos alemães são sobretudo para as framboesas, batatas, cenouras e couves nacionais.
A produção de frutas e legumes representa anualmente 2500 milhões de euros, dos quais 1100 milhões de euros foram obtidos em 2014 na exportação, segundo dados provisórios. Este quantitativo de exportações, significa um aumento de 10% face a 2013 (998 milhões de euros) e cerca de 45% face a 2010 (780 milhões de euros).