A Ministra da Agricultura e do Mar entregou 21 novas viaturas aos sapadores florestais, no âmbito de um investimento para reequipamento superior a dois milhões de euros. Na cerimónia, que decorreu no Centro de Operações e Técnicas Florestais da Lousã, Assunção Cristas recordou que os sapadores florestais foram criados em 1999 e que só 15 anos depois algumas das suas equipas beneficiam de uma «primeira ação de reequipamento».
O Governo comprou 21 viaturas todo-o-terreno para os sapadores florestais, além de equipamentos de proteção pessoal, motorroçadoiras e motosserras, no valor de 2,250 milhões de euros, de verbas do Fundo Florestal Permanente. Presentemente existem cerca de 1400 sapadores florestais, organizados em 278 equipas.
A Ministra salientou que os sapadores florestais, além da sua participação no combate aos fogos florestais durante o verão, realizam, no inverno, «um trabalho discreto e extraordinariamente importante» para defender a valorizar a floresta portuguesa.
O Programa de Desenvolvimento Rural para o período 2014-2020, foi reforçado em 113 milhões de euros em relação ao anterior Proder, tendo os fundos comunitários alocados à floresta aumentado para 555 milhões de euros, acrescentou.