Segurança, 10 dezembro 2014
 
2014-12-10 às 16:13

«A CAPACITAÇÃO OPERACIONAL DAS FORÇAS DE SEGURANÇA CONSTITUI UM IMPERATIVO»

«Estar aqui, num momento em que dotamos a Guarda Nacional Republicana (GNR) de mais e melhores meios para o desempenho da missão que lhe é confiada, reveste-se de uma dimensão simbólica, que encerra um compromisso do Governo», afirmou a Ministra da Administração Interna, Anabela Miranda Rodrigues, na entrega de 175 veículos à GNR, em Sintra.

Sublinhando que esta se trata «de uma aposta estratégica», a Ministra referiu: «A capacitação operacional das forças de segurança constitui um imperativo que, não obstante os constrangimentos orçamentais, se impõe defender».

«De facto, o Governo tem procurado garantir as condições necessárias para assegurar o trabalho da GNR», acrescentou Anabela Miranda Rodrigues, lembrando os investimentos já feitos nesta área: «Foram inauguradas 13 novas instalações, representando um investimento de 13 milhões de euros, e estão em curso obras em outras 13 instalações, no valor de 12 milhões de euros».

No mesmo sentido, também «a renovação do parque automóvel das forças de segurança, que constitui 40% das viaturas detidas pelo Estado, é um objectivo que tem merecido a atenção do Governo» e «a GNR dispõe agora de mais 126 viaturas ligeiras e 49 motociclos para reforçar a proteção de pessoas e bens, assegurando o cumprimento da lei». «No total, trata-se de um investimento no valor total de 3 milhões e 600 mil euros», e «a GNR tem ainda em curso procedimentos de aquisição de mais 100 viaturas, no valor total de 4 milhões de euros». 

«A GNR é parte ativa e do maior relevo na prevenção e no combate à criminalidade, objetivos que têm inegável relevância para assegurar o bem-estar dos cidadãos», afirmou a Ministra, realçando que, «sem segurança, não é possível exercer as liberdades e os direitos constitucionalmente consagrados».

Acrescentando que «a segurança tem um impacto muito amplo nas pessoas e na comunidade», Anabela Miranda Rodrigues referiu: «Em primeiro lugar, a segurança é fundamental para promover o ambiente propício ao investimento, à criação de riqueza e de emprego. Em segundo lugar, a segurança é um importante factor de coesão social. Em terceiro lugar, a segurança está na base da credibilidade externa do País».

«Impõe-se, pois, o reconhecimento da competência e da abnegação com que a GNR cumpre a sua missão. O Governo, como lhe compete, tudo fará para preservar essa autoridade, provendo os meios e recursos necessários a uma GNR modernizada, ao serviço de Portugal e dos portugueses», concluiu.

Reforço de meios das forças de segurança Tags: segurança, investimento, forças de segurança, polícias