Assembleia da República, 27 maio 2014
 
2014-05-27 às 18:29

«PORTUGAL TEM TUDO A GANHAR EM SER REFERENCIADO COMO UM PAÍS SEGURO»

«Portugal tem tudo a ganhar em ser referenciado como um país seguro, sendo isto vital para os portugueses e para atrair investimento estrangeiro», afirmou o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República.

Referindo-se ao Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2013, o Ministro sublinhou «a descida da criminalidade grave e violenta, bem como da criminalidade geral, embora sem euforia, pois há cifras negras, mas que não devem servir para descredibilizar ou minimizar os resultados alcançados».

Miguel Macedo acrescentou ainda: «Não houve menos patrulhamento policial, pelo contrário - houve mais atividade operacional das forças de segurança». E realçou os investimentos na aquisição de veículos para a PSP e para a GNR, bem como nas obras em instalações, que ascendem a um valor total de 27,8 milhões de euros.

Acerca das medidas em curso no combate ao cibercrime e à videovigilância, o Ministro afirmou que esta «já foi autorizada para o Bairro Alto (em Lisboa), para Fátima, para zonas sensíveis em Estarreja e em Bragança e também para a Amadora».

Questionado sobre o investimento de 18 milhões de euros em novas fardas policiais, Miguel Macedo explicou: «Foram reportados um conjunto de deficiências relacionadas com a falta de qualidade e de resistência das peças, que precisavam de substituição, pelo que foi aberto um concurso público para aquisição de novo fardamento».

Assim, «não estamos a deitar fora nenhum fardamento, a alteração será feita de forma faseada, num período de três ou quatro anos», e «foi o atual Governo que triplicou o suplemento de fardamento das polícias, que passou de 200 euros para 600 euros anuais», concluiu.

Tags: administração interna, segurança, polícias