Quartel de bombeiros de Albergaria-a-Velha, 7 abril 2013
 
2013-04-07 às 13:24

SETOR DA SEGURANÇA «VAI CONTINUAR A SER ESTRATÉGICO PARA O GOVERNO»

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou que o setor da segurança «vai continuar a ser estratégico para o Governo», mesmo num contexto de «especiais dificuldades» e «modéstia de meios».

Miguel Macedo falava na inauguração do novo quartel de bombeiros de Albergaria-a-Velha, que considerou ser «um exemplo a seguir para ultrapassar as dificuldades», tendo em conta a determinação da corporação, mas também a conjugação de esforços entre o poder central e o poder local.

Para o Ministro da Administração Interna, sem segurança «não é possível atrair investimento, gerar receitas com o turismo e assegurar qualidade de vida aos cidadãos».

Durante a sua intervenção, Miguel Macedo destacou ainda «o esforço de planeamento atempado, rigor e meios» na proteção civil e no combate aos fogos florestais, acrescentando que «uma vez mais antecipámos o planeamento e temos o dispositivo aprovado, com reforços importantes».

Para o Ministro da Administração Interna, as questões que envolvem as corporações dos bombeiros têm de ser vistas com «espírito realista», pelo que não lhes devem ser pedidas responsabilidade que não pode assumir.

Neste âmbito, Miguel Macedo salientou o trabalho já feito com a Liga de Bombeiros Portugueses para resolver alguns dos problemas e anunciou uma «mudança radical» a operar na formação dos bombeiros.

«Nos últimos meses foi valorizado o estatuto social do bombeiro, alargada a comparticipação nas propinas de ensino superior e dada atenção à vigilância médica», referiu o Ministro da Administração Interna, acrescentando que as corporações tiveram uma comparticipação acrescida de «2,3 milhões de euros, um aumento da comparticipação em caso de destruição de viaturas de 50% para 80% e uma maior comparticipação no pagamento dos combustíveis».

Para Miguel Macedo, estas medidas traduzem o reconhecimento de que os bombeiros «são uma força essencial no dispositivo de proteção civil», sendo ainda necessário fazer um esforço conjunto de racionalização das muitas estruturas existentes.

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha foi construído com a comparticipação em 85% de fundos comunitários, num investimento total superior a 1,2 milhões de euros.

Tags: administração interna, segurança, proteção civil, bombeiros, incendios