Conselho de Ministros de 27 de setembro de 2012
 
2012-09-27 às 14:37

NOVO REGIME JURÍDICO PARA OS CORPOS DE BOMBEIROS VISA APROXIMAR E FLEXIBILIZAR AS ESTRUTURAS

O novo regime jurídico dos corpos de bombeiros visa «aproximar» e «flexibilizar» as estruturas de proteção para uma melhor resposta em caso de necessidade, afirmou o Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, no final do Conselho de Ministros de 27 de setembro.

Miguel Macedo referiu que «os riscos de proteção civil não se compadecem com limites administrativos», pelo que esta medida permitirá «uma maior eficácia» dos meios no combate a incêndios e apoio a sinistros e um maior incentivo para a «reorganização» das mesmas estruturas.

O novo regime jurídico, agora aprovado, prevê que, «existindo diferentes corpos de bombeiros no mesmo município, a respetiva área pode não coincidir com as fronteiras das freguesias», deixando assim o município de «constituir o limite à respetiva criação».

Deste modo, «a única limitação geográfica passa a ser a da contiguidade das áreas de atuação dos corpos de bombeiros em causa» cabendo à Autoridade Nacional de Proteção Civil «fixar áreas de atuação dos corpos de bombeiros em causa».

Tags: administração interna, protecção civil, bombeiros