Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, na Cerimónia de encerramento do ano letivo 2011/2012 no ISCPSI, 14 junho 2012 (Foto: Rodrigo Gatinho)
 
2012-06-14 às 19:02

«TEMOS HOJE POLÍCIAS TECNICAMENTE MELHOR PREPARADOS E FORMADOS E, APESAR DAS DIFICULDADES, MELHOR EQUIPADOS»

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou que Portugal tem «hoje polícias tecnicamente melhor preparados e formados e, apesar das dificuldades, melhor equipados» e destacou o papel do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) «na formação cívica da Polícia», constituindo um «objetivo estruturante (…) pois dela depende, em grande medida, uma relação de confiança mais sólida com a população, com quem importa estabelecer laços de crescente parceria e proximidade».

Miguel Macedo falava durante a cerimónia de encerramento do ano académico naquele Instituto onde 43 aspirantes, do 24. º Curso de Formação de Oficiais de Polícia, terminaram a sua licenciatura.

«Não haverá uma Polícia de Segurança Pública moderna sem que a sua instituição de ensino e de formação por excelência se afirme pela notoriedade dos seus méritos e pela qualidade dos resultados e dos quadros aqui formados», referiu o Ministro da Administração Interna, acrescentando que a «afirmação dessa instituição deverá constituir uma aposta estratégica» desta força de segurança.

Miguel Macedo identificou ainda, como «objetivos orientadores para o desempenho do ISCPSI (…) o apoio à formulação do pensamento estratégico sobre as questões da segurança interna (…); a resposta às necessidades concretas de decisão nacional nos domínios da segurança interna (…); a produção de conhecimentos úteis sobre a análise de risco (…); a contínua adaptação dos curricula a uma maior interação com a sociedade civil» e, finalmente, «a formação dos oficiais da polícia».

O ISCPSI funciona sobre esta designação desde 1999, em substituição da Escola Superior de Polícia. Tem por missão ministrar formação inicial e ao longo da vida aos oficiais de polícia da Polícia de Segurança Pública (PSP), através de ciclos de estudos conducentes à obtenção de graus académicos em ciências policiais e de ciclos de estudos não conferentes de grau académico, nos termos da legislação aplicável.

Tags: administração interna, segurança pública