Sec Estado Filipe Lobo d Avila
Filipe Lobo D'ávila

Secretário de Estado da Administração Interna

Filipe Lobo d'Ávila nasceu no Porto em 1975. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica de Lisboa em 1999, fez uma Pós-Graduação em Ciências Jurídico-Administrativas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2000, foi auditor do Curso de Defesa Nacional em 2003/2004, fez o Curso para Altos Dirigentes do Ministério da Justiça em 2004 e o Curso Avançado de Gestão Pública em 2006.

Exerceu a profissão de advogado nas sociedades Moser & Lobo d'Avila, Abreu & Marques e Associados, Alves Mendes, Jardim Gonçalves & Associados e foi assessor jurídico e fiscal do Banco Português de Investimento.

Foi Diretor do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios e Subdiretor e Diretor Geral da Direcção-Geral da Administração Extrajudicial, no Ministério da Justiça, onde exerceu também funções no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Justiça.

Deputado do CDS-PP eleito pelo círculo eleitoral de Santarém nas XI e XII Legislaturas, foi membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional e da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, e Vice-Presidente da Comissão Eventual para o acompanhamento político do fenómeno da corrupção.

Membro da Comissão Diretiva e da Comissão Política Nacional do CDS-PP, coordenou o Grupo de Missão para a Celeridade da Justiça do CDS-PP.

Foi membro do Conselho de Acompanhamento dos Julgados de Paz (junto da Assembleia da República), em representação do Ministério da Justiça (2004-2008) e em representação do CDS-PP (2009-2011), e coordenador do Conselho Consultivo do Sistema de Mediação Laboral (2006-2008).

É membro associado da Associação Portuguesa de Arbitragem e membro fundador da Associação Europeia de Mediação.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 1,51Mb