Sec Estado Fernando Alexandre
Fernando Alexandre

Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna

Fernando Alexandre, nasceu em 1972. É Professor associado do Departamento de Economia da Universidade do Minho, desde 2009, tendo feito a licenciatura e o mestrado em Economia pela Universidade de Coimbra e concluído o doutoramento em Economia na Universidade de Londres - Birkbeck College com uma dissertação sobre política monetária e mercados financeiros, em 2003.

Os seus interesses de investigação são a macroeconomia e a política económica e, mais recentemente, a economia portuguesa. Dadas as funções que tem ocupado na área da gestão universitária tem também desenvolvido alguma investigação na área das políticas para o ensino superior.

Tem diversos trabalhos publicados em revistas internacionais, como sejam «Studies in Nonlinear Dynamics and Econometrics», «CESifo Economic Studies», «Economics Letters», «Scottish Journal of Political Economy», «Studies in Higher Education» ou «Higher Education».

Participa em vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, quer como investigador responsável quer como membro da equipa de investigação.

Publicou também trabalhos de divulgação em co-autoria como o livro «A Crise Financeira Internacional», Imprensa da Universidade de Coimbra e Lex Editora, São Paulo, Brasil.

Foi consultor de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Tribunal de Contas, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Microsoft Portugal e a Fundação Cidade de Guimarães.

Foi diretor do Departamento de Economia da Universidade do Minho (2005 a 2007) e diretor da licenciatura em Economia (2007 a 2010). Desde 2011, é vice-presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, sendo também presidente do Conselho Pedagógico. Em 2011 foi também interinamente presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 925,15Kb