COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 19 DE AGOSTO DE 2010

I. O Conselho de Ministros, reunido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou os seguintes diplomas:

1. Resolução do Conselho de Ministros que declara o interesse público nacional da realização da regata «Volvo Ocean Race» na zona de Pedrouços, em Lisboa.

Esta Resolução declara o interesse público nacional da área de Pedrouços para efeitos da realização da chegada da etapa transatlântica da regata de circum-navegação denominada "Volvo Ocean Race", que se realiza de 4 em 4 anos. Trata-se da mais antiga e conhecida regata de circum-navegação, com escalas em todo o Mundo.

A realização deste evento em Portugal apresenta várias vantagens de ordem económica, turística e local.
Em primeiro lugar, esta iniciativa, desenvolvida pela Administração do Porto de Lisboa em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, dinamiza a economia e o emprego, potenciando um significativo retorno económico e social para o país. Trata-se de um evento que, normalmente, origina um elevado número de espectadores nacionais e estrangeiros, o que se reflectirá numa grande ocupação das instalações turísticas.   

Em segundo lugar, permite promover o turismo e a oferta turística em Lisboa, o que, através da cobertura mediática que se irá realizar em todo o mundo, poderá projectar a cidade como destino turístico de excelência e, igualmente, promover o país. Além disso, permite dar um grande impulso e dinamismo às actividades turístico-desportivas no domínio da náutica de recreio

Finalmente, é também uma oportunidade para requalificar e investir na zona de Pedrouços. A reconversão desta zona, actualmente desqualificada, irá reabilitar infra-estruturas marítimas e terrestres, dinamizando a economia e criando emprego. A transformação da zona de Pedrouços terá, assim, um efeito de requalificação urbana que perdurará muito para além da realização do evento, permitindo à Câmara Municipal de Lisboa e à Administração do Porto de Lisboa apostar na gestão conjunta desta zona ribeirinha da área metropolitana de Lisboa.

Assim sendo, a presente resolução, ao reconhecer a importância da realização da Volvo Ocean Race no país, visa assegurar que são promovidas as diligências necessárias para promover a reconversão urbanística da área de domínio público situada entre Pedrouços e Dafundo sob jurisdição da APL - Administração do Porto de Lisboa, S. A., envolvendo igualmente o município da Oeiras na revitalização desta zona ribeirinha da Área Metropolitana de Lisboa.

2. Resolução do Conselho de Ministros que aprova as minutas de contrato de investimento a celebrar pelo Estado Português com diversas entidades privadas

3. Resolução do Conselho de Ministros que aprova minutas de aditamento aos contratos de investimento a celebrar pelo Estado Português com a Embraer Portugal Estruturas em Compósitos, S.A. e a Embraer Portugal Estruturas Metálicas, S.A

Estes diplomas aprovam as minutas de contratos de investimento com processos negociais já concluídos, bem como aditamentos a contratos de investimento, fixando-se os objectivos e as metas a cumprir pelo promotor e os benefícios fiscais a conceder.

Estes contratos correspondem a um investimento total de 220 milhões de euros e dizem respeito a projectos que o Governo considera revestirem especial mérito e interesse para a economia nacional, reunindo as condições necessárias para a concessão dos incentivos fiscais legalmente previstos.

Trata-se de um conjunto de contratos importante para a mobilização do investimento produtivo em Portugal nos mais variados sectores, como sejam nas áreas da energia, da hotelaria e do turismo, da indústria dos componentes automóveis, da metalomecânica ou da indústria têxtil, entre outros.

Os contratos cujas minutas agora se aprovam serão divulgados, uma vez assinados, numa lista pública dos contratos fiscais em vigor, no site do Ministério das Finanças (http://www.min-financas.pt/).

4. Resolução do Conselho de Ministros que estabelece a calendarização e os montantes dos encargos a suportar com a aquisição de computadores portáteis no âmbito da iniciativa e.escolinhas, e altera a Resolução do Conselho de Ministros n.º 118/2009, de 30 de Dezembro

Este diploma estabelece a calendarização e a fonte de financiamento dos encargos a suportar com a execução dos contratos para a aquisição de 250.000 computadores portáteis ultraleves, incluindo a correspondente instalação e serviços conexos, no âmbito da iniciativa e.escolinhas.

Esta iniciativa visa garantir o acesso universal dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e respectivos professores a meios informáticos.

5. Resolução do Conselho de Ministros que autoriza a realização da despesa inerente à aquisição de serviços de comunicação no âmbito da Rede Informática da Saúde, na sequência do Concurso público n.º 2/2006

Esta Resolução autoriza a realização da despesa no valor de € 8.280.000,00 na sequência do Concurso público n.º 2/2006 e delega na Ministra da Saúde a competência para adjudicação da prestação de serviços de comunicações no âmbito da Rede Informática da Saúde.

A Rede de Informação da Saúde engloba actualmente mais de 2.200 circuitos de dados distribuídos pelas várias instituições do Serviço Nacional de Saúde, sendo um elemento fundamental do sistema informático do Ministério da Saúde.

6. Resolução do Conselho de Ministros que nomeia o presidente do conselho directivo da Entidade Reguladora da Saúde

Esta Resolução nomeia o Professor Doutor Jorge Manuel Trigo de Almeida Simões para o cargo de presidente do conselho directivo da Entidade  Reguladora da Saúde, com efeitos a partir de 30 de Setembro de 2010, pelo período de cinco anos.

 

Tags: comunicado do conselho de ministros, 18º governo