COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 26 DE NOVEMBRO DE 2009

I. O Conselho de Ministros, reunido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou os seguintes diplomas:

1. Decreto-Lei que estabelece o regime do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública e revoga o Decreto-Lei n.º 326/99, de 18 de Agosto

Este Decreto-Lei, aprovado na generalidade para consultas e negociação, cria 5000 estágios na Administração Central do Estado alargando as oportunidades de emprego para os jovens que procuram lugar no mercado de trabalho.

Estão abrangidos, por este programa, os jovens licenciados, com idade até 35 anos, que procuram o primeiro emprego, que se encontrem desempregados ou que exerçam uma actividade profissional que não corresponda ao seu nível de qualificação e que esteja associada a elevado nível de precariedade. Foram, também, tidas em conta as particulares dificuldades de inserção profissional de pessoas com deficiência, tendo sido prevista uma quota de acesso ao programa, nos termos da legislação em vigor.

Os estágios serão remunerados, terão a duração de um ano e constituem, também, uma oportunidade para reforçar a formação de recursos humanos e contribuir para a modernização dos serviços públicos.

O processo de recrutamento e selecção dos estágios será simplificado e decorrerá através de uma página da Internet a ser criada para o efeito.

Este Decreto-Lei permite, ainda, valorizar as qualificações e competências dos jovens licenciados, mediante o contacto com as regras, boas práticas e sentido de serviço público.

O Programa de Estágios Profissionais enquadra-se no âmbito das políticas de juventude, promovendo a emancipação dos jovens, apoiando a sua saída da casa de família, o desenvolvimento de experiências formativas e profissionais, assim como o empreendedorismo e o emprego jovem.

2. Resolução do Conselho de Ministros que designa os novos representantes de Portugal no Comité das Regiões para apresentar no Conselho da União Europeia

Esta Resolução aprova os novos representantes de Portugal no Comité das Regiões (2010-2014) a apresentar ao Conselho da União Europeia. O mandato dos actuais membros expira em 25 de Janeiro de 2010, sendo agora, após a audição das Regiões Autónomas e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, indicados os seguintes membros:

  • Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira;
  • António Luís Santos da Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa;
  • Carlos Manuel Martins do Vale César, presidente do Governo Regional dos Açores;
  • Carlos Manuel Rodrigues Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo;
  • Carlos Alberto Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã;
  • Fernando de Carvalho Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu;
  • Francisco Soares Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga;
  • Joaquim Moreira Raposo, presidente da Câmara Municipal da Amadora;
  • José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião;
  • José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro;
  • Manuel Joaquim Barata Frexes, presidente da Câmara Municipal do Fundão;
  • Rui Fernando da Silva Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto.

3. Resolução do Conselho de Ministros que nomeia um vogal do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, E. P. E.

Esta Resolução nomeia o licenciado João Pedro Villa-Lobos Monteiro Nunes para o cargo de vogal do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, E. P. E., com efeitos a 1 de Dezembro de 2009, por renúncia da anterior titular do cargo.

4. Resolução do Conselho de Ministros que nomeia um vogal do conselho de administração da sociedade Frente Tejo, S. A.

Esta Resolução nomeia o licenciado Luís Pedro Gonçalves Catarino para o cargo de vogal do conselho de administração da sociedade Frente Tejo, S. A., por força da nomeação de um dos anteriores vogais como membro do XVIII Governo Constitucional.

 

Tags: comunicado do conselho de ministros, 18º governo