COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 8 DE MARÇO DE 2006

I. O Conselho de Ministros, reunido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou o Decreto-Lei que permite, a título excepcional, a atribuição do grande-colar da Ordem da Liberdade ao Dr. Jorge Sampaio.

Este Decreto-Lei visa permitir a atribuição, mediante acto de agraciamento, ao Dr. Jorge Sampaio do grande-colar da Ordem da Liberdade, destinado a agraciar Chefes de Estado. Esta distinção deve-se ao excepcional e relevante contributo dado pelo Dr. Jorge Sampaio à causa da democracia e da liberdade ao longo da sua vida estudantil, profissional, de dirigente político e parlamentar e, sobretudo, nos dez anos do seu mandato como Presidente da República.

II. O Conselho de Ministros aprovou, também, os seguintes diplomas:

1. Resolução do Conselho de Ministros que aprova a proposta técnica de Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território e determina a abertura do período de discussão pública.

Esta Resolução, aprovada na generalidade, assume a proposta técnica do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), documento de natureza estratégica global e um instrumento chave na articulação entre as políticas de ordenamento do território e do desenvolvimento económico e social.

O PNPOT contempla as directrizes e orientações fundamentais de um modelo de organização espacial que terá em conta o sistema urbano, as redes, as infra-estruturas e os equipamentos de interesse nacional, bem como as áreas de interesse nacional em termos agrícolas, ambientais e patrimoniais.

O PNPOT é, também, um instrumento decisivo para definir o quadro de referência estratégico para as diversas intervenções com impacte territorial relevante, incluindo as que virão a ser consideradas nos Programas Operacionais, no âmbito da implementação da política de coesão comunitária para o período de 2007/2013.

Esta proposta técnica resulta de uma extensa reflexão e dos contributos das várias entidades públicas e dos representantes da sociedade civil.

Para além de definir as orientações estratégicas e o modelo territorial preconizado, o PNPOT consagra um programa de políticas orientadas para seis objectivos estratégicos: 

a) Conservar e valorizar a biodiversidade e o património natural, paisagístico e cultural, utilizar de modo sustentável os recursos energéticos e geológicos, e prevenir e minimizar os riscos. 

b) Reforçar a competitividade territorial de Portugal e a sua integração nos espaços ibérico, europeu e global;

c) Promover o desenvolvimento policêntrico dos territórios e reforçar as infra-estruturas de suporte à integração e à coesão territoriais;

d) Assegurar a equidade territorial no provimento de infra-estruturas e de equipamentos colectivos e a universalidade no acesso aos serviços de interesse geral, promovendo a coesão social;

e) Expandir as redes e infra-estruturas avançadas de informação e comunicação e incentivar a sua crescente utilização pelos cidadãos, empresas e administração pública;

f) Reforçar a qualidade e a eficiência da gestão territorial, promovendo a participação informada, activa e responsável dos cidadãos e das instituições.

2. Resolução do Conselho de Ministros que aprova a delimitação dos perímetros de protecção de uma captação de águas subterrâneas na margem direita do rio Águeda, em Assequins.

Esta Resolução aprova a delimitação dos perímetros de protecção da captação de Assequins, que consiste num poço com drenos radiais, construído na planície aluvionar da margem direita do rio Águeda, em Assequins.

Os perímetros de protecção visam prevenir, reduzir e controlar a poluição das águas subterrâneas (por infiltração de águas pluviais lixiviantes e de águas excedentes de rega e de lavagens), potenciar os processos naturais de diluição e de autodepuração, prevenir, reduzir e controlar as descargas acidentais de poluentes e, por último, proporcionar a criação de sistemas de aviso e alerta para a protecção dos sistemas de abastecimento de água.

3. Resolução do Conselho de Ministros que aprova a delimitação dos perímetros de protecção de dois furos de captação de águas subterrâneas construídos nas margens do Ribeiro do Degolaço, no concelho de Pombal.

Com esta Resolução é aprovada a delimitação dos perímetros de protecção de dois furos, construídos nas margens do Ribeiro do Degolaço, destinados à captação de águas subterrâneas para abastecimento público.

A delimitação dos perímetros de protecção implica a interdição de qualquer instalação ou actividade que interfira com a qualidade da captação das águas para consumo público. Assim, são apenas permitidas neste perímetro as actividades relacionadas com a manutenção e melhor exploração da captação, devendo na zona considerada o terreno ser vedado e mantido limpo de quaisquer resíduos ou produtos líquidos, susceptíveis de provocar a infiltração de substâncias indesejáveis.

4. Resolução do Conselho de Ministros que nomeia o encarregado de missão do Gabinete do Metro Sul do Tejo.

Esta Resolução dá por finda as funções do licenciado Vítor Manuel do Espírito Santo Marques como Encarregado de Missão do Gabinete Metro Sul do Tejo e nomeia o Engenheiro Técnico Marco Aurélio Sousa Martins para este cargo.