COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 24 DE SETEMBRO DE 2004

O Conselho de Ministros, na sua reunião de hoje, que teve lugar na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou os seguintes diplomas:

1. Proposta de Lei que autoriza o Governo a legislar no sentido da definição de medidas indemnizatórias pela cessação antecipada dos contratos de aquisição de energia eléctrica celebrados entre a entidade concessionária da Rede Nacional de Transporte e as entidades titulares de licenças vinculadas de produção de energia.

Esta proposta de lei visa autorizar o Governo a definir as condições da cessação dos contratos de aquisição de energia (CAE) e a criação de medidas compensatórias que assegurem a apropriada equivalência económica, relativamente à posição de cada parte no CAE.

A solução legal consagrada no presente diploma possibilita que o processo de cessação dos CAE e a atribuição das correspondentes compensações não conduzam a um acréscimo de custos para os consumidores, porque permite a repercussão, de uma forma diluída, do impacto económico daquelas compensações nas tarifas eléctricas, de modo a tutelar adequadamente os direitos e os interesses económicos dos consumidores de energia eléctrica.

2. Resolução do Conselho de Ministros que ratifica parcialmente o Plano de Urbanização do Cadaval e Adão Lobo, no município do Cadaval.

O Plano de Urbanização do Cadaval e Adão Lobo altera o Plano Director Municipal do Cadaval no que diz respeito à definição de densidade bruta, uma vez que define a área urbanizável de referência para cálculo do índice de forma diferente. Dispõe também diferentemente daquele plano municipal de ordenamento do território, em matéria de densidade bruta máxima nos espaços de expansão e na zona de transição, bem como nos espaços consolidados, o que justifica a presente ratificação.

3. Resolução do Conselho de Ministros que ratifica o Plano de Pormenor de Ampliação da Zona Industrial de Monte Cavalo, no município de Vouzela.

O Plano de Pormenor da Ampliação da Zona Industrial de Monte Cavalo altera o Plano Director Municipal de Vouzela, por englobar áreas classificadas neste instrumento de planeamento como Espaço Florestal Arborizado e Espaço Agrícola Complementar, as quais passam a Espaço Industrial.

4. Resolução do Conselho de Ministros que ratifica a suspensão parcial do Plano Director Municipal de Porto de Mós.

O Governo resolveu ratificar a suspensão parcial do Plano Director Municipal de Porto de Mós, de modo a possibilitar a instalação dos parques eólicos de Cabeço do Sol, Chão de Falcão e de Alqueidão da Serra, na cumeada de Chão Falcão, na freguesia de Alqueidão da Serra, empreendimento de manifesto interesse público, atendendo às vantagens ambientais das energias renováveis.

5. Resolução do Conselho de Ministros que ratifica parcialmente o Plano de Urbanização de Baltar-Vandoma, no município de Paredes.

O Plano de Urbanização de Baltar-Vandoma altera o Plano Director Municipal, nomeadamente no que respeita a várias parcelas classificadas como Reserva Agrícola Nacional, Reserva Ecológica Nacional e Floresta Complementar que foram desanexadas e passam a Zona Urbana/Habitacional de baixa densidade, Zona de Equipamentos e Zona de Concentração Industrial

6. Resolução do Conselho de Ministros que ratifica o Plano de Pormenor para a Avenida do Professor Machado Vilela, entre a Praça da República e a Rua dos Bombeiros, Rua do Professor, Avenida do Autarca, entre o monumento ao autarca, Rua do Condestável D. Nuno Álvares Pereira dos lados Norte e Sul e áreas envolventes ao campo da feira e Quartel dos Bombeiros, no município de Vila Verde.

O presente diploma ratifica o Plano de Pormenor para a Av. Professor Machado Vilela e zona envolvente, no âmbito da requalificação da rede viária urbana, na sede do município de Vila Verde.

7. Resolução do Conselho de Ministros que cria um Grupo de Trabalho destinado a desenvolver o processo de instalação, em Lisboa, das sedes da Agência Europeia de Segurança Marítima (AESM) e do Observatório Europeu para a Droga e Toxicodependência (OEDT), presidido pelo Secretário de Estado dos Assuntos do Mar.

A presente Resolução do Conselho de Ministros determina a constituição de um Grupo de Trabalho ao qual compete avaliar, programar e propor as acções a desenvolver para a aprovação e financiamento do projecto junto das autoridades orçamentais da União Europeia, bem como estabelecer os necessários contactos com os Serviços da Comissão, do Parlamento Europeu e com os Directores Executivos da AESM e do OEDT e articular com as entidades e Ministérios envolvidos as acções a desenvolver no sentido de implementar todos os compromissos assumidos no Memorando de Entendimento e proceder à articulação com o processo, já iniciado, de reinstalação do OEDT.

A Resolução do Conselho de Ministros estabelece ainda que o Grupo de Trabalho é presidido pelo Secretário de Estado dos Assuntos do Mar, com a faculdade de delegação, e é integrado por vários representantes ministeriais.

Determina-se também que o Grupo de Trabalho cessa a sua actividade na data da efectiva instalação da AESM e reinstalação do OEDT, em Lisboa

8. Resolução do Conselho de Ministros que identifica as entidades e as acções envolvidas na execução de um conjunto de projectos aprovados no âmbito do programa plurianual de investimentos do sistema integrado de vigilância, fiscalização e controlo das actividades da pesca (SIFICAP).

Portugal, enquanto Estado-Membro de pleno direito da União Europeia, ao assegurar a execução dos regimes de controlo, de inspecção e de vigilância aplicáveis à política comum de pesca, está a cumprir uma das obrigações de defesa do interesse comunitário, cujo principal pressuposto é garantir a exploração sustentável dos recursos vivos e, em consequência, o emprego nesta actividade económica.

No âmbito do sistema integrado de vigilância, fiscalização e controlo das actividades de pesca (SIFICAP), Portugal submeteu à Comissão Europeia, em Maio de 2001 um programa de acção que visa dotar o país de melhores e mais adequados meios de fiscalização e controlo. O programa abrange, designadamente, a aquisição dos meios informáticos e novas tecnologias necessárias para melhorar a troca de informações e o controlo da actividade de pesca e a extensão do sistema de localização por satélite. Abrange, ainda, acções de formação de agentes nacionais e a aquisição ou modernização de navios e aeronaves usados nas missões de controlo, inspecção e vigilância das actividades de pesca.

O programa tem um período de aplicação de 3 anos e um valor global de € 103.353.009. Parte desta verba foi já comparticipada pela União Europeia, ao abrigo de Decisões da Comissão que foram acolhidas pelas Resoluções do Conselho de Ministros n.ºs 126/2002 e 142/2003.

A presente Resolução identifica as entidades e as acções envolvidas na execução de um terceiro conjunto de projectos, no âmbito do programa plurianual de investimentos do SIFICAP, aprovados pela Decisão da Comissão n.º 2003/566/CE.

9. Proposta de Lei que autoriza o governo a alterar o regime jurídico do arrendamento urbano.

10. Resolução do Conselho de Ministros que nomeia o Comissário-Geral de Portugal para a Exposição Internacional de Aichi - Expo Aichi 2005, e delega nos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, e do Ambiente e do Ordenamento do Território a supervisão e coordenação a nível governamental da participação portuguesa naquele evento e coordenação a nível governamental da participação portuguesa naquele evento.

Esta Resolução visa viabilizar a participação portuguesa na Exposição Internacional de Aichi - Expo Aichi 2005, determinando os Ministérios competentes pela supervisão e coordenação, ao nível governamental, das actividades a desenvolver, que assumem natureza plurisectorial, e designando o Comissário-Geral que assegurará a representação de Portugal perante a organização do evento.

O diploma estabelece ainda a data de 7 de Outubro do corrente ano como prazo para a apresentação, por parte do Comissário-Geral, do modelo institucional e das actividades a desenvolver para a participação portuguesa

11. Resolução do Conselho de Ministros que exonera e nomeia os membros do conselho de administração da Rede Ferroviária Nacional (REFER), E.P.

Através do presente diploma, foram nomeados o Dr. José de Sá Braamcamp Sobral, o Dr. José Osório da Gama e Castro, o Eng. Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, o Eng. Luís Miguel Silva e o Dr. José Roque de Pinho Marques Guedes, respectivamente, para os cargos de presidente, vice - presidente e vogais do conselho de administração da Rede Ferroviária Nacional (REFER), E.P..

12. Resolução do Conselho de Ministros que exonera e nomeia os membros do conselho de gerência da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, E.P.

O presente diploma nomeia, para um mandato de três anos, o Dr. António Manuel Palma Ramalho, os Engs. António Alfredo Pais da Silva Rosinha, Miguel Nuno Simões Nunes Ferreira Setas, José Manuel Saraiva Pires da Fonseca e o Dr. Adriano Rafael de Sousa Moreira, respectivamente, como presidente e vogais do conselho de gerência da CP - Caminhos de Ferro Portugueses.

Tags: comunicado do conselho de ministros, 16º governo