COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 30 DE JULHO DE 2004

O Conselho de Ministros, na reunião de hoje, que teve lugar no Palácio do Freixo, no Porto, aprovou os seguintes diplomas:

1. Decreto-Lei que aprova a orgânica do XVI Governo Constitucional.

2. Resolução do Conselho de Ministros que aprova o Regimento do Conselho de Ministros do XVI Governo Constitucional.

3. Resolução do Conselho de Ministros que nomeia um vogal do conselho de administração do ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM).

Um dos vogais do actual conselho de administração, a Professora Doutora Maria do Carmo Félix da Costa Seabra, foi recentemente nomeada para exercer funções no XVI Governo Constitucional, como Ministra da Educação, pelo que se torna necessário proceder à sua substituição.

Assim, através do presente diploma, o Governo decidiu nomear, para um mandato de cinco anos, não renovável, sob proposta do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o Professor Doutor Pedro Duarte Neves, como vogal do conselho de administração do ICP - Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM).

4. Resolução do Conselho de Ministros que mandata o Ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional para coordenar e concretizar as medidas necessárias à revisão do regime jurídico do arrendamento urbano e que decorrem do seu impacto social, económico e financeiro.

Para desenvolver o trabalho para que é agora mandatado, o Ministro das Cidades Administração Local Habitação e Desenvolvimento Regional coordenará as medidas necessárias, de forma a serem analisadas e aprovadas pelo Governo, no prazo de 60 dias após a publicação em Diário da República, as iniciativas legislativas a apresentar à Assembleia da República.

5. Resolução do Conselho de Ministros que aprova a minuta do contrato de investimento e respectivos anexos, a celebrar entre o Estado Português e a Labesfal - Laboratórios Almiro, S.A., para a realização de um projecto de investimento em Tondela.

A LABESFAL, através do presente projecto de investimento, reforçará o seu estatuto de parceiro estratégico para as Autoridades Nacionais de Saúde, no âmbito da política do medicamento, pois promoverá a inovação e a competitividade, incrementará o seu esforço de orientação para a qualidade, numa lógica de reforço dos seus critérios de excelência e reforçará a introdução de medicamentos em mercados externos, mais concretamente, em Espanha, Cabo Verde, Moçambique, Tunísia e Costa do Marfim.

Os investimentos a realizar têm por base a aquisição das Melhores Tecnologias Disponíveis (MTD's), garantindo que a empresa possa ser uma referência para a indústria farmacêutica.

O investimento a realizar pela LABESFAL tem um elevado impacto na região em que se insere, contribuindo para o desenvolvimento industrial da Zona Industrial do Lagedo.

Trata-se de um projecto que envolve um investimento da ordem dos 9.255.596 Euros e a criação de 27 postos de trabalho directos. Com a implementação do projecto, a empresa prevê alcançar um volume de vendas, para o mercado externo, da ordem dos 11.930.000 Euros em ano cruzeiro (2005).

6. Deliberação do Conselho de Ministros que nomeia como Director Nacional da PSP o Dr. Branquinho Lobo.

Face ao pedido de exoneração do actual Director Nacional da PSP, o Governo nomeou, como novo Director Nacional, o Dr. Branquinho Lobo.

7. Deliberação do Conselho de Ministros que cria uma estrutura de acompanhamento para proceder à avaliação da situação decorrente dos incêndios em vários municípios do país.

O Governo procedeu à análise da situação, designadamente dos meios disponibilizados e a disponibilizar na sequência do esforço já iniciado pelo Governo anterior, quanto aos meios materiais, financeiros e reforço da intervenção das Forças Armadas, que neste momento se traduz em cerca de 500 homens dia.

Portugal enfrenta novamente uma vaga de calor, com temperaturas superiores a 35ºC, acompanhada de níveis de humidade na atmosfera muito baixos, acrescidos de ventos intensos, com consequências graves no aparecimento e propagação de incêndios em vários concelhos do País.

Nos últimos sete dias deflagraram mais de 2500 incêndios dos quais apenas 20 tomaram proporções com significado. Só a pronta e eficaz actuação do sistema de prevenção e combate a incêndios permitiu que tão grande número de incêndios não tenha provocado maiores danos.

A estrutura criada terá como responsabilidade proceder à identificação urgente dos danos pessoais e patrimoniais causados pelos incêndios e apresentar imediatamente as necessárias medidas.

O Conselho de Ministros aproveita a ocasião para louvar e incentivar todas as entidades empenhadas na prevenção e combate aos incêndios e em especial aos Bombeiros de Portugal que de Norte a Sul dão testemunho do seu empenho e dedicação.

O Conselho de Ministros analisou a situação do País quanto à acessibilidade por parte dos doentes oncológicos às unidades de radioterapia, na sequência de apresentação feita pelo Ministro da Saúde.

A análise revela que se verifica uma concentração de meios humanos e de equipamentos de radioterapia em determinadas regiões do País (Porto, Coimbra e Lisboa) penalizando as populações que vivem noutras regiões e que muitas vezes são obrigadas a longas deslocações para poderem ter acesso aos tratamentos de que necessitam.

Face à situação existente, o Conselho analisou um Plano de desenvolvimento de instalação progressiva no País de novas unidades de radioterapia nas regiões de Aveiro, Braga, Bragança, Évora, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Numa 1ª.fase de desenvolvimento deste Plano e tendo em conta que se encontram já em curso algumas iniciativas, são as seguintes as unidades de radioterapia a instalar a curto prazo e com data de entrada em funcionamento calendarizada.


Regiões         - Localização      - Entrada em funcionamento

ARS Algarve  - Faro                     - 1.º trimestre 2005

ARSLVT         - Setúbal/Barreiro   - 2.º trimestre 2005

ARS Norte      - Vila Real              - 1.º trimestre 2006

ARS Alentejo  - Évora                   - 3.º trimestre 2006

ARS Centro    - Viseu                    - 1.º trimestre 2007

Tags: comunicado do conselho de ministros, 16º governo