COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 18 DE FEVEREIRO DE 2000

I. O Conselho de Ministros, em reunião de hoje, que teve lugar na residência oficial do Primeiro Ministro, aprovou os seguintes diplomas:

1. Decreto-lei que introduz um aditamento ao artigo 61º do Decreto-lei n.º 186-A/99, de 31 de Maio (Regulamento da Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais).

Este diploma vem criar 5 lugares de juiz do Supremo Tribunal de Justiça, a extinguir quando vagarem, a serem preenchidos pelos actuais juízes interinos ou auxiliares do referido Tribunal.

2. Decreto-lei que altera o Decreto-lei n.º115/98, de 4 de Maio (Lei Orgânica do Ministério do Trabalho e da Solidariedade).

Este diploma introduz alterações na estrutura orgânica do MTS no sentido da adequação do sistema da Solidariedade e Segurança Social aos novos desafios que lhe são colocados, designadamente em ordem a elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, através da maior proximidade das respostas públicas aos seus problemas.

Neste âmbito destacam-se a criação do Instituto de Solidariedade e Segurança Social que agregará os Centros Regionais de Segurança Social e o Centro Nacional de Pensões; do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, que ficará responsável pela gestão e controlo do III QCA neste domínio, sucedendo ao Departamento para os Assuntos do FSE e à Comissão de Coordenação do FSE; e da Direcção-Geral da Solidariedade e Segurança Social, em resultado da fusão entre as Direcções-Gerais dos Regimes de Segurança Social e da Acção Social.

3. Resolução que nomeia para o Conselho de Administração do Banco de Portugal o Professor Vitor Manuel Ribeiro Constâncio (Governador), o Dr. António Manuel Martins Pereira Marta (Vice-Governador), o Professor Doutor Manuel Sebastião e o Dr. Vitor Manuel da Silva Rodrigues Pessoa (Administradores) II. O Conselho de Ministros procedeu ainda à aprovação final do seguinte diploma anteriormente aprovado na generalidade:

1. Decreto-Lei que cria o Sistema de Acesso aos Serviços Mínimos Bancários. 

Tags: 14.º governo, comunicado do conselho de ministros