COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 21 DE SETEMBRO DE 1995

1. Sistema integrado de protecção das aleatoriedades climáticas.

O Conselho de ministros aprovou hoje um diploma que institui o Sistema Integrado de Protecção das Aleatoriedades Climáticas, SIPAC.

Este sistema é constituído por três componentes: Seguro de Colheitas, Fundo de Calamidades e Compensação de Sinistralidade.

O Seguro de Colheitas, que contribui para garantir a estabilidade dos rendimentos dos agricultores e constitui incentivo ao investimento agrícola, tem carácter voluntário, com excepção de alguns casos legalmente previstos.

A sua protecção abrange uma cobertura base, relativa a riscos de incêndio, raio, explosão e granizo, a uma outra, complementar, relativa a riscos de tornado, também de água, geada e queda de neve, e é contratada nos termos de uma apólice uniforme para o efeito elaborada pelo Instituto de Seguros de Portugal.

O montante da indemnização, calculado tendo em conta o valor da produção final deduzido dos encargos inerentes às operações de cultura não efectuadas, é de 80% dos prejuízos sofridos, fazendo-se distinção relativamente ao momento do ciclo produtivo em que ocorrer o sinistro.

O Estado, por intermédio do Fundo Integral de Protecção das Aleatoriedades Climáticas, ao qual incumbe a gestão financeira do SIPAC, bonificará os prémios destes seguros.

O Fundo de Calamidades destina-se a compensar os agricultores pelos sinistros provocados por riscos não abrangidos pelas coberturas base e complementar referidas, intervindo apenas nos casos em que seja declarada oficialmente situação de calamidade, em termos a definir por portaria conjunta dos Ministros das Finanças e da Agricultura.

Os beneficiários das medidas de apoio financeiro, que poderão consistir em linhas de crédito ou subsídio a fundo perdido, terão que ter, obrigatoriamente, as culturas afectadas cobertas por seguro de colheitas, à data da declaração de situação de calamidade.

As receitas do Fundo integram uma dotação do orçamento do Estado e uma contribuição dos agricultores cobrada através do seguro de colheitas, que poderão ser reforçadas em virtude da extensão e intensidade dos prejuízos em causa.

Por fim, a Compensação de Sinistralidade visa compensar as seguradoras quando o valor das indemnizações líquidas de resseguro cedido exceder uma determinada percentagem do valor dos prémios.

A coordenação global do sistema é assegurada pelo Instituto de Estruturas Agrárias e Desenvolvimento Rural (IEADR), em articulação com o Instituto de Seguros de Portugal (ISP) e o IFADAP.

Pretende-se assim travar a recessão que o seguro de colheitas tem vindo a evidenciar nos últimos anos e proceder à sua redinamização, articulando-o com um sistema de protecção contra calamidades naturais.

2. Dragapor

O Conselho de Ministros aprovou também o cancelamento do concurso público referente à alienação do capital social da Dragapor - Dragagens de Portugal, S.A..

De facto, o concurso público referente à privatização desta sociedade encontrava-se já interrompido, por decisão do Governo, com vista a permitir o esclarecimento de dúvidas levantadas quanto à caracterização do estatuto jurídico-laboral de parte significativa dos seus trabalhadores, bem como quanto aos respectivos reflexos no que se refere às decorrentes responsabilidades com o regime de pensões e de protecção no desemprego.

Assim, considerando o risco de desactualização da informação relativa à empresa que foi transmitida aos concorrentes, entendeu o Governo deliberar no sentido do cancelamento do concurso em questão.

3. Planos Directores Municipais

O Conselho de Ministros aprovou ainda a ratificação de vinte e dois planos directores municipais.

A ratificação destes instrumentos de ordenamento do território que contribuem de modo essencial para a correcta configuração do plano de uso, ocupação e transformação do solo, fornecendo às autarquias o enquadramento para a sua estratégia de desenvolvimento, insere-se no propósito firme do Governo em promover a cobertura total do país por este tipo de planos, ordenando e racionalizando a gestão das respectivas áreas.

 

Tags: 12º governo, comunicado do conselho de ministros